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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: A ESCOLA COMO GARANTIDORA DO RESPEITO À MULTICULTURALIDADE

Autores:
Marta Martins Ferraz Paloni (UNIR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA )

Resumo:

O reconhecimento legal dos quilombos no Brasil representa um marco histórico na visibilidade das diferenças étnicas e culturais da sociedade. Analisando a luta pelo reconhecimento, percebe-se a necessidade de ampliação dos direitos, como é o da educação quilombola. Os desafios são grandes, sendo necessário modificar a cultura escolar, que exclui a diversidade. Faz-se necessário a inclusão de propostas educacionais que partam da etnicidade e da cultura podem abarcar o contexto e o texto territorial. Numa sociedade cada vez mais globalizada, ainda que muitos sejam excluídos, é possível projetar um modelo de educação diferenciado para um determinado grupo social? É possível, num país marcado pela diversidade étnica/cultural, criar uma modalidade de educação destinada a um grupo social específico? Este trabalho tem como objetivo central evidenciar a Educação Escolar Quilombola como uma política pública afirmativa, balizada pelos referenciais da ancestralidade quilombola, na construção de um currículo lastreado pelo respeito e reconhecimento dos saberes tradicionais quilombolas, visando fortalecer e desenvolver posturas críticas a partir das vozes do próprio grupo quilombola, quase sempre silenciado. Embasam este trabalho as Resoluções do Conselho Nacional de Educação nº 1/2004; 16/2012 e 8/2012, bem como os teóricos Callai, (2003), Mclaren (1997), Santos (1999), Fonseca (2001) Oliven (2007) e as Leis 11.645/2008 e 10.639/2003.


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CAPES