Poster
| Uso de metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa: aprender e ensinar de forma lúdica | Autores: Camilla Maria Martins Dutra (UNIFACISA - Unifacisa) ; Laura Dourado Loula Régis (UFCG - UFCG) |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre o uso de metodologias ativas nas aulas de Língua Portuguesa. De modo específico, objetivamos: i)descrever experiências com o uso de metodologias ativas no ensino de línguas; ii)identificar os pontos positivos e os entraves na utilização dessas metodologias; iii)observar os impactos do uso das metodologias ativas no aprendizado dos alunos. Fundamenta-se, para isso, nos pressupostos teóricos estabelecidos por Alves (2015); Bacich e Moran (2018); Mattar(2017); Neves, Mercanti e Lima (2018). Em relação ao procedimento metodológico, a investigação deste artigo insere-se no escopo da Linguística Aplicada, e caracteriza-se como estudo de natureza qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), a qual segue os procedimentos de uma pesquisa- ação (GIL,2007).O corpus é formado pela descrição de aulas de Língua Portuguesa, ministradas pelas autoras deste trabalho, na condição de professoras-formadoras. Nas aulas descritas foram utilizadas metodologias ativas(plickers, kahoot, brainstormimg,jogos de tabuleiros,batalhas pedagógicas, entre outros) para o estudo sobre texto,textualidade, gêneros textuais e tópicos gramaticais, em disciplinas de cursos superior( interpretação e produção textual, leitura e produção de textos e português instrumental), durante os períodos de 2018.1 a 2018.2, em duas Universidades da Cidade de Campina Grande. Além disso, consta também como corpus as avaliações dos alunos,acerca da aprendizagem, a partir da utilização das metodologias ativas nas aulas. Os dados indiciam que o uso de metodologias ativas no ensino de línguas promove uma melhor aprendizagem e desempenho dos alunos, além de desenvolver uma maior afetividade entre docente e dicente.
|
|