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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PROTAGONISMO DOS DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM RETIROLÂNDIA/BA

Autores:
Débora Araújo da Silva Ferraz (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo:

O projeto intitulado “Protagonismo dos Docentes de Língua portuguesa no âmbito da educação básica em Retirolândia/BA” considera os professores como profissionais intelectuais, sujeitos da ação pedagógica. No entanto, pensar o ensino de língua portuguesa (LP) coloca-se como um grande desafio, na tentativa de sanar a defasagem de leitura e escrita – sobretudo nos anos finais do ensino fundamental (EF), porque são múltiplas as determinações sociais que estão diretamente relacionadas a ensinar e aprender – e por isso entendemos que as estratégias de ensino protagonizadas pelo docente podem fazer do cotidiano de trabalho, um lugar de criação, de processos educativos de perspectiva emancipadora e práticas correspondentes, principalmente nos contextos onde a defasagem da aprendizagem precisa ser mitigada.  Sua reflexão se posta em construir um estudo pela práxis educativa, tomando como base questões relacionadas à organização do trabalho pedagógico e formação continuada. Dessa maneira, questiona-se em que medida o protagonismo docente pode contribuir em aulas de língua portuguesa para mitigar a defasagem da aprendizagem na leitura e na escrita? Objetiva-se analisar o protagonismo na atuação docente e as contribuições para o ensino de LP na rede de Retirolândia pela práxis educativa. Ademais, busca-se identificar as estratégias de ensino da leitura e escrita em aulas de LP, problematizar junto aos docentes de LP as mídias didáticas disponíveis para o ensino, criar alternativas pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita, identificar articulações da práxis educativa na organização do trabalho pedagógico e produzir um plano de intervenção junto à comunidade docente de LP da rede para novas práticas emancipadoras. Os pressupostos teóricos que subsidiam este trabalho são Vázquez (2007) e Silva (2008,2018), Freire (1996), Bagno (1998) e Cagliari (1989,1998). O pressuposto metodológico a ser desenvolvido é a pesquisa-ação, buscando compreender as práticas dos professores e as situações de trabalho e intervir nesse contexto.