PRODUÇÃO DE TEXTO DO TIPO ARGUMENTATIVO: UMA ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA | Autores: Ilma Alves dos Santos (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) |
Resumo: No simpósio Produção de texto do tipo argumentativo: uma escrita para a formação da cidadania, apresentamos reflexões e discussões em torno da escrita e de suas práticas sociais. Este trabalho tem como objetivos: propor atividades de leitura, escrita e reescrita de textos argumentativos, de gêneros discursivos, como meio de desenvolvimento de habilidades linguísticas e textuais de alunos do 8º ano da Escola Municipal Dr. José Andrade Soares, escola rural do munícipio de Valença-Ba e ampliar as habilidades e competências linguísticas e textuais dos alunos em relação à escrita.Assim, fazer uso da escrita em práticas sociais de maneira que os discentes possam se manifestarem linguisticamente e textual sobre uma problemática vivenciada no dia-a-dia. As ações apontadas na proposta de intervenção serão desenvolvidas por meio de atividade diagnóstica, leituras, planejamento, escrita, revisão e reescrita de textos argumentativos dos gêneros discursivos carta oficial, carta aberta e ofício. Faremos uma abordagem sobre os gêneros discursivos apontados por Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008), sobre as concepções teóricas da argumentação conforme Koch e Elias (2017, p. 31), os elementos da textualidade apontados por Antunes (2017) e Brasil (1998). Estas são algumas referências que ancoram as reflexões deste simpósio. Espera-se que os resultados desta pesquisa-ação fomentem no aluno o interesse por ler e escrever, bem como contribuir na formação para cidadania e inserção social.
|
|