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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A linguagem que navega nesse infomar: Letramentos hipermidiáticos na formação do professor de Língua portuguesa

Autores:
Thais Maia dos Santos (UNEB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA)

Resumo:

A participação do ser humano em diversas instâncias sociais, em razão da presença de artefatos tecnológicos digitais e da convergência de mídias, desafia-o a apropriar-se das diferentes linguagens, de modo a ampliar suas práticas de leitura e de escrita, agregando aos letramentos analógicos, os letramentos hipermidiáticos. Logo, uma nova conjuntura incentiva outros caminhos pedagógicos para atender às demandas da sociedade em rede, no contexto da cibercultura, que exige complexas estratégias de organização e de funcionamento da sala de aula. Dessa forma, torna-se pertinente uma pesquisa que se dedique a compreender como as ações formativas contribuem para os letramentos hipermidiáticos dos futuros professores de Língua portuguesa, em vista da diversidade de linguagens, a multimodalidades dos novos gêneros textuais e a intersemiótica decorrentes das hipermídias para o desenvolvimento de cidadãos críticos, reflexivos, criativos, considerando a pluralidade cultural das sociedades atuais e visando à inclusão e ao pertencimento dos sujeitos. Nesse sentido, tomaremos como lócus de interações socioculturais e pedagógicas  a disciplina Prática Pedagógica III do curso de Letras/Português da UNEB, Campus I., cuja a ementa aponta para a prática educacional relacionada com as novas mídias. Nesse âmbito, como sujeitos deste estudo, dialogaremos  tanto com os alunos quanto com a professora da disciplina de forma a alcançar maior compreensão sobre a formação docente com as hipermídias. Para tanto, seguiremos os caminhos da pesquisa de campo qualitativa, tomando o paradigma sociológico interpretativo e com base na abordagem da Etnometodologia, com instrumentos metodológicos emprestados da etnografia. Sendo assim, servirão de embasamento teórico os percursos conceituais e principais referências sobre letramentos sociais, letramentos hipermidiáticos, Pedagogia dos Multiletramentos, tecnologias digitais e formação de professores. O referencial teórico tomará por bases estudos do Grupo Nova Londres (1996), Street (2014); Roxane Rojo (2012), Inês Signorini (2011), Goulart (2005); Santaella (2009); Ribeiro (2016); Lévy (2010); Castells (2007), entre outros.