Elaborando atividades lúdicas para o ensino de PLE através da plataforma LearningApps.org | Autores: Luciana Abreu Lousada (HNEE - Hochschule für nachhaltige Entwicklung Eberswalde) |
Resumo: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de elaboração de atividades lúdicas para o ensino de Português Língua Estrangeira. A falta de motivação e as dificuldades de assimilação de conteúdos são algumas dos problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem que podem ser minimizadas através de atividades didáticas lúdicas. O elemento lúdico surge como um facilitador da aprendizagem, permitindo o aprimoramento dos conhecimentos de forma prazerosa ao mesmo tempo que dá aos alunos a liberdade de experimentar e cometer erros, livre de consequências drásticas. O aprendizado fora dos limites físicos e temporais da sala de aula, de forma autônoma e lúdica foi maximizado com a aplicação das ferramentas TIC. Elaborar aplicativos lúdicos para o ensino de idiomas sem a necessidade de saber programar é uma possibilidade ao alcance de todos nos dias atuais. Existem diferentes ferramentas para criação e consequente incorporação das atividades em um ambiente virtual de aprendizagem. Contudo, este trabalho abordará a elaboração de atividades através da plataforma de aplicativos gratuitos LearningApps.org. A plataforma foi escolhida por atender os seguintes critérios. Ela é gratuita, trabalha com módulos pré-formatados; esse módulos podem ser incorporados em plataformas de aprendizagem; as atividades são facilmente compartilhadas e podem ser usadas em dispositivos móveis. É possível criar, combinar e inserir uma grande variedade de atividades através da plataforma de aplicativos, por isso, o foco será nos aplicativos mais adequados ao ensino de Português Língua Estrangeira.
|
|