Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A (DES)MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:
Raqueline Chaves de Araújo (SEDUC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ ) ; Jackeline Sousa Silva (SME - SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE ACOPIARA)

Resumo:

Este artigo procura vislumbrar a importância da motivação para o processo do ensino e aprendizagem e, consequentemente, para o sucesso escolar, diante da perspectiva do envolvimento entre alunos ouvintes e alunos surdos, professores, equipe pedagógica e nos fatores sociais que os abrange individualmente e no convívio em sociedade. A pesquisa se justifica frente às dificuldades impostas ao professor de Língua Portuguesa em motivar a aprendizagem, já que as politicas educacionais para a educação dos surdos ainda estão evoluindo e o subsidio dado a este profissional no desempenho de suas funções ainda não é suficiente para que este venha a ter êxito pedagogicamente diante do contexto da Educação Inclusiva. Além disso, a proposta bilíngue da educação de surdos, dentro de cada realidade, deve ser trabalhada envolvendo toda a comunidade escolar motivando-a, afinal todos são partes integrantes do processo. Porém, se o aluno surdo não tem nenhuma motivação para aprender, como estimulá-lo? Que estratégias devem ser usadas para envolvê-los nas atividades cotidianas? Diante disso, devemos levar em conta os aspectos psicossociais do meio, se o aluno se integra satisfatoriamente a este, pois a motivação predispõe o indivíduo para um comportamento desejável em determinado momento. Este artigo de caráter bibliográfico respaldado nas teorias de Santana (2007), Sá (2002), Silva (2018), Atkinson (1986), e outros autores, bem como nas leis brasileiras sobre inclusão, revela ainda um estudo de caso, realizado por meio de pesquisa básica, com objetivo descritivo e explicativo, de natureza qualitativa. Ao final, este artigo nos faz refletir, sobre a importância da motivação e consequentemente da autoestima na aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua, bem como da necessidade do ensino bilíngue para o pleno desenvolvimento do aluno surdo.