Poster
| Carrossel de Leitura : a importância da leitura na educação básica | Autores: Fernanda de Carvalho Silva (UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas) |
Resumo: O presente trabalho trata de um relato de experiência pedagógica no ensino pela interação aluno e leitura (carrossel) em classes do ensino fundamental. A experiência em questão faz parte do subprojeto de Letras/Português, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. A partir da observação das aulas de leitura ministrada por um professor em uma turma do ensino fundamental, de uma escola pública do município de Alfenas-MG, despertou-se o interesse de desenvolver práticas diferenciadas e inovadoras que estimulassem os alunos a se envolverem com a leitura como algo prazeroso, de modo a conquistarem, aos poucos, o gosto pela leitura. O aporte teórico parte, principalmente de Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), quando conceituam e descrevem o Carrossel de Leitura como atividade pedagógica de estímulo ao desenvolvimento da competência leitora. Desta forma, pela observação em sala, constatou-se que, embora haja certa dificuldade dos alunos em iniciar a leitura e rodar os livros no Carrossel de Leitura, no tempo estimulado pelo professor, parte considerável demonstrou interesse no projeto. A proposta deste trabalho, então, é demonstrar como algumas atividades podem encorajar os alunos a se exporem mais durante o processo da leitura. Portanto, busca-se, por meio desta investigação, a análise da leitura dos discentes, para que futuramente sejam propostas tarefas de habilidades em leituras. Esperamos ainda fornecer contribuições, mesmo que de forma modesta, aos estudos linguísticos.
|
|