Poster
| Proposta de incentivo à leitura: uma experiência exitosa | Autores: Dhiovana Souza Andrade (UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas) ; Elen Camila Silva (UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas) |
Resumo: O presente trabalho trata de um relato de experiência pedagógica de incentivo à leitura em classes de ensino fundamental. A experiência em questão faz parte do subprojeto de Letras/Português, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. A partir da observação em aulas de leitura ministradas por uma professora em quatro turmas de 9° ano do ensino fundamental, de uma escola pública do município de Alfenas-MG, despertou-se o interesse por desenvolver práticas diferenciadas e inovadoras que estimulassem os alunos a se envolverem com a leitura de modo a conquistarem, aos poucos, a autonomia como leitores. Pensando em uma maneira de fazer com que os alunos viessem a despertar o interesse na leitura, foi desenvolvido o projeto Carrossel de Leitura, apresentado por Ferrarezi Jr e Carvalho (2017), cujo objetivo é fazer com que passem diversos livros de gêneros diferentes nas mãos dos alunos, a ponto de despertar a curiosidade e o interesse por ler. Desta forma, pela observação, se constatou que, embora haja certa dificuldade dos alunos em iniciarem uma leitura prazerosa, parte considerável deles demonstrou interesse em ler. A proposta deste trabalho, então, é evidenciar que, com algumas atividades adequadas e desenvolvidas para este fim, pode-se despertar o interesse de leitura nos alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades e a construção da competência leitora. A partir dos resultados deste trabalho, espera-se que futuramente sejam propostas tarefas com foco no desenvolvimento das habilidades de leitura. Esperamos ainda fornecer contribuições, mesmo que de forma tímida, aos estudos linguísticos.
Agência de fomento: Capes |
|