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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Curtiu? Compartilhou? Uma análise de textos virtuais do Facebook: a importância do contexto para a produção do sentido

Autores:
Jaqueline Aparecida Nogueira (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG) ; Natália Silva Giarola de Resende (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG)

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo examinar cinco textos e comentários
postados na rede social Facebook buscando investigar os critérios de controle e
estabilização internos e externos dos mesmos. A constituição do corpus partirá da coleta
de dados da fanpage intitulada Página barroca, inovadora, vanguardista. Para a análise
do texto, tomaremos como arcabouços teóricos-metodológicos a Linguística Textual e a
Análise do Discurso contemporânea, embasados, principalmente, nos trabalhos de
Marcuschi (2012), Koch (2008), Charaudeau (2012) e Maingueneau (2015). Além
disso, por considerarmos que a imagem contribui para a intepretação dos textos e
comentários, usaremos a análise de emojis proposta por Paiva (2016), no que tange as
funções sintáticas e discursivas. Aventamos a hipótese de que os textos que circulam em
redes sociais apresentam formas alternativas de conexão sequencial e conceitual, cujas
presenças se tornam possíveis graças às características específicas do contexto virtual.
Desse modo, na primeira parte do trabalho, procederemos com um levantamento
bibliográfico a fim de circunscrever o aporte teórico empregado, bem como as relações
possíveis entre as áreas eleitas. Em seguida, traçaremos a natureza das trocas
comunicativas a serem analisadas e refletiremos sobre os seus contextos, destacando a
importância dos mesmos para a produção do sentido. Na última etapa, analisaremos os
critérios de coesão e coerência dos cinco textos. A partir da articulação entre os
fundamentos teóricos e as reflexões resultantes da análise, esperamos delinear, uma vez
que o trabalho se encontra em andamento, o funcionamento linguístico-discursivo das
amostras através da interação entre os seus traços linguísticos e contextuais.