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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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GESTO DE APONTAR E HOLÓFRASE EM UMA CRIANÇA AUTISTA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Autores:
Ádelly Kalyne da Silva Oliveira (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo:

Partindo da concepção da linguagem sob o viés da multimodalidade, perspectiva na qual gesto e produção vocal são integrantes do sistema comunicativo humano, pretendemos analisar a relação entre o gesto de apontar e holófrase de uma criança autista em processo de aquisição da linguagem, a partir da interação com outros interlocutores. Especificamente, verificaremos os papéis dos gestos de apontar integrados às holófrases e sua relação com a dêixis de uma criança autista em cenas interativas. A pesquisa é um estudo de caso de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada através de fragmentos de filmagens do sujeito autista em situações interativas, retirados do banco de dados do Grupo de Estudos e Atendimento ao Espectro Autista – GEAUT/UNICAP do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem(PPGCL) da Universidade Católica de Pernambuco. A transcrição dos dados foi realizada com a utilização do Eudico Language Annotator (ELAN), que possibilita transcrever gestos e produção vocal no tempo exato de sua ocorrência. Para a análise proposta, elegemos os trabalhos de Kendon (2009,2016), McNeill (1992,2000,2006), Barros e Fonte (2016), Scarpa (2009) e entre outros. De modo geral, foi possível observar que a criança autista produziu holófrases em encandeamento com o gesto de apontar, majoritariamente, utilizando o apontar convencional com o papel declarativo e como um recurso para chamar atenção do interlocutor. Além disso, os dados mostraram que o gesto de apontar e a holófrase estabeleceram relação com a dêixis pessoal e a espacial. Ademais, através dos fragmentos selecionados a criança autista produz holófrases e gestos de apontar na mesma matriz da linguagem, demonstrando a matriz gesto e fala como um sistema único da linguagem humana.