Poster
| A COLEÇÃO APROVA BRASIL COMO SUBSÍDIO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LÍNGUA PORTUGUESA | Autores: Jackeline Silva (SME - SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE ACOPIARA) ; Raqueline Chaves de Araujo (SEDUC - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ) |
Resumo: O objeto desta pesquisa constitui-se da coleção Aprova Brasil – Língua Portuguesa, da Editora Moderna, voltada aos anos finais do Ensino Fundamental. O material foi adquirido pela Secretaria Municipal da Educação de Acopiara-CE para as escolas da Rede Pública. Como objetivo geral, pretende-se analisar a efetividade do material como recurso didático que auxilia as práticas pedagógicas voltadas às avaliações externas, entre as quais, destaca-se o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB. Especificamente, busca-se: analisar a estruturação do material, com foco na seleção de textos e elaboração de questões; conhecer a forma de utilização do material e a (in)existência de suporte ao professor relacionado a esse recurso; investigar a visão dos professores sobre a qualidade do material e sua eficácia para assegurar a aprendizagem dos alunos com relação às habilidades contempladas pela avaliação. Adotou-se a pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa quanto à análise do material, e qualiquantitativa quanto aos dados advindos dos participantes. Quanto aos fins, a pesquisa é exploratória, uma vez que busca conhecer, amplamente, o material utilizado. Como procedimentos técnicos, optou-se por: pesquisa bibliográfica respaldada em Solé (1998), Bräkling (2008), Pietri (2009), Luckesi (2011; 2018) e outros autores; pesquisa documental, a partir da análise da coleção que se constitui em objeto desta pesquisa; e levantamento, por meio de questionário aplicado aos professores que fazem uso do material avaliado. A partir da pesquisa realizada, conclui-se que os textos selecionados e suas respectivas questões confluem com as competências e habilidades Matriz de Referência do SAEB. Os professores aplicam as lições e os testes que compõem cada unidade sob orientação de suporte técnico da Editora e da SEMED e têm obtido resultados positivos em relação à aprendizagem dos alunos, considerando, portanto, que o material é um recurso valioso às práticas pedagógicas voltadas à avaliação.
|
|