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| A atividade da reescrita na sala de aula de Língua Portuguesa a favor do desenvolvimento da competência comunicativa. | Autores: Heloisa Neves Guedes de Andrade (UNIBR - Faculdade de São Vicente) |
Resumo: Este trabalho trata da atividade da reescrita de textos em sala de aula de língua portuguesa do Ensino Fundamental a favor do desenvolvimento da competência comunicativa em quem aprende a língua. Partimos dos postulados da BNCC (2018) para organizarmos o espaço do ensino da produção do texto. Vemos que a relevância dessa pesquisa se ergue em novos conhecimentos formados e nos que são relacionados com outros já existentes para uma prática docente mais eficiente, logo, para uma aprendizagem mais significativa (AUSUBEL, 1982). Logo, nosso problema de pesquisa é: Em que medida a reescrita de textos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, favorece o desenvolvimento da competência comunicativa? Para darmos conta disso, nosso objetivo é desvelar a reescrita como atividade voltada a estabelecer as relações entre as partes do texto, identificando repetições, substituições e os elementos coesivos que contribuem para a continuidade do texto e sua progressão temática. Para a compreensão desse plano coesivo do texto nos mais diversos gêneros textuais, recorremo-nos aos estudos de Bakhtin (1997), Costa Val (1999), Fávero (1991), Koch (1989 e 1991), Koch e Elias (2006 e 2010) e Marcuschi (2003, 2005 e 2007). Propomos a atividade da reescrita por meio da engenharia da Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004) em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Ao final da Sequência Didática, podemos observar que a reescrita oferece ao texto um novo plano e um novo significado, uma vez que, a cada revisão da ligação das palavras para a manutenção e a progressão temática, o aluno pode refletir sobre as funções das palavras e seus sentidos alcançados e perceber o quanto a organização textual contribui para os mecanismos da coesão e da produção do sentido.
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