PONTOS DE VISTA EM DEBATE: um exercício do projeto de escrita | Autores: Maria Isabel Soares Oliveira (PUC/IFMA - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) |
Resumo: A proficiência na escrita formal em Língua Portuguesa pode ser conquistada na Educação Básica, Técnica e Tecnológica – EBTT, como um exercício consciente do projeto de dizer. Considerando esse entendimento, esta comunicação trata da reflexão sobre a sequência textual argumentativa como uma estratégia que pode fornecer subsídios à formação de opinião e à prática da escrita do artigo de opinião na EBTT. Esse trabalho enquadra-se em projeto de pesquisa de doutorado vinculado à linha de pesquisa “Leitura, escrita e ensino de língua portuguesa”, do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP. Para tanto, parte do conceito de sequência argumentativa proposto por Adam (2011), analisa a predominância das sequências textuais no artigo de opinião “No morro não tem só bandido” divulgado no caderno Pontos de Vista Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (2004), e no artigo de opinião diagnóstico, produzido por um aluno da EBTT, ambos oriundos da proposta de escrita “O lugar onde vivo” e do debate a partir do filme “O grande desafio (2007)” –, e propõe que o aluno, no processo de escrita, reflita sobre as semelhanças e diferenças entre o próprio dizer e o dizer de outrem sobre um mesmo tema com vistas à produção de um artigo de opinião. As análises fundamentam-se na Linguística Textual de abordagem sociocognitiva e interacional, especialmente no conceito de sequência argumentativa (ADAM, 2011); nas contribuições de Marquesi, Elias e Cabral (2017); na tábua de correção de um artigo de opinião (PASSARELLI, 2012) e na produção do parágrafo (GARCIA, 2010). Dessa perspectiva teórica e considerando a escrita do artigo de opinião como uma oportunidade de ensino-aprendizagem, buscamos responder uma pergunta: a reflexão e a prática da escrita do artigo de opinião em sala de aula podem auxiliar os alunos da EBTT na proficiência escrita de um ponto de vista?
Agência de fomento: CAPES |
|