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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


DESENVOLVENDO O LETRAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE MEMES POLÍTICOS DAS ELEIÇÕES 2018

Autores:
Erika Guimarães de Oliveira (UFERSA - UNIVERIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO) ; Leiliane Nogueira Santiago (UFERSA - UNIVERIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO) ; Antonia Ana Victoria da Silva (UFERSA - UNIVERIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO)

Resumo:

Resumo: Os memes são práticas discursivas desenvolvidas para cumprir diferentes propósitos e circulam em espaços digitais, como Facebook, dentre outros. Em determinados contextos, podem ser vistos como elementos de diversão e entretenimento; em outros, podem representar ironia nas críticas sociais, promovendo interação e comunicação, sobretudo a partir do humor, nos comentários compartilhados em redes sociais. Nesse contexto, o desafio do docente é associar os memes políticos ao ensino e, neste trabalho em específico, ao ensino de língua portuguesa. Este artigo tem por objetivo investigar como os memes com viés político podem ser utilizados nas aulas de língua portuguesa, para promover o letramento crítico dos alunos na escola pública. Apoiamo-nos nas discussões de GNL (1996) e Rojo (2012, 2013) sobre multiletramentos. Para atingir nosso objetivo, selecionamos um corpus, composto por dois memes de domínio público, cujos critérios para seleção são os seguintes: ter sido publicado no período das eleições 2018, ou seja, de agosto a outubro de 2018 e ter sido divulgado em alguma mídia digital. Em seguida, analisamos o objeto de estudo à luz de duas categorias propostas pelo GNL (1996): 1- enquadramento crítico, buscando entender os contextos sociais e culturais de circulação dos memes selecionados e 2 - prática transformada, interpretando como os alunos recebem e reproduzem essas informações. Como resultado, constata-se que o uso dessa prática pode, além de gerar interação, promover o pensar crítico nas aulas de língua portuguesa.


Agência de fomento:
POSENSINO- UFERSA