Representações sobre a educação em textos jornalísticos angolanos e brasileiros | Autores: Milan Puh (UNICENTRO - Universidade do Centro-Oeste do Paraná) |
Resumo: Nesta comunicação apresentaremos uma análise comparativa, em textos de jornais de grande circulação angolanos e brasileiros, acerca das representações sobre o professor e a educação. O objetivo é discutir, linguística e discursivamente, como os meios de comunicação abordam aspectos ligados à educação. Para tanto, aproveitaremos as contribuições teórico-metodológicas da Teoria Multimodal de Discurso, de Krees e Van Leeuwen (2001), que nos ajudarão a compreender, entre outros aspectos, de que maneira ocorre a modalização nos textos; também serão consultados aportes teóricos, como os de Hodge e Kress (1988), que definem as regras logomáticas que visam invisibilizar a ideologia subjacente ao discurso jornalístico inserido num complexo ideológico. Analisaremos, ainda, os textos de jornais, como notícias, seguindo a lógica de Van Dijk (2005), que as entende como discurso, definido por marcas de todas as práticas discursivas, com os elementos polifônicos, dialógicos e polissêmicos, formadas, necessariamente, em contextos e processos múltiplos. Para a composição do corpus, serão considerados textos publicados no primeiro semestre de 2018 nos jornais: Correio Angolense, Jornal de Angola, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo. Tal recorte temporal foi estabelecido por coincidir, no caso de Angola, com uma greve convocada pelo Sindicato dos Professores Angolanos (Sinprof), amplamente divulgada pela mídia; com relação ao Brasil, por se tratar de período pré eleitoral, nossa hipótese é de que os aspectos abordados pelos meios de comunicação sejam aqueles para os quais se busca adesão por parte dos próximos governantes. Cabe ressaltar que as análises discursivas e estruturais dos textos em suas características multimodais possibilitarão maior compreensão de seu impacto discursivo no imaginário que se constrói acerca do ensino de diferentes disciplinas, da escrita ideal, dos professores e da solução para os problemas de educação nos referidos países.
Agência de fomento: CNPQ |
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