Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A EJA (trans)formando vidas por meio do ensino médio técnico em informática

Autores:
Ana Karen Alves Campos (IFG - Instituto Federal de Goiás )

Resumo:

A EJA (trans)formando vidas por meio do ensino médio técnico em informática 
Este pôster tem como objetivo apresentar uma pesquisa de PIBIC denominada “Educação de Jovens e Adultos: (trans)formando vida e formação profissional”, que está sendo desenvolvida nas turmas do ensino médio da Educação Técnica em Informática na modalidade de ensino de Jovens e Adultos (EJA), de agosto de 2018 a agosto de 2019. A pesquisa busca compreender em que medida o ensino técnico integrado ao ensino propedêutico auxilia o aluno, que têm acesso tardiamente à educação, na sua vida profissional. Para tanto, são considerados como princípios norteadores a Constituição Federal do Brasil/1998, que incorporou como um de seus fundamentos a proposição de que toda e qualquer educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, que estabelece ser a modalidade de ensino EJA destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade dos estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Os resultados presentes neste pôster trazem as percepções dos participantes acerca da EJA na vertente técnica, bem como a visão deles sobre como essa modalidade de ensino está contribuindo na/para a formação deles enquanto cidadãos trabalhadores, revestido constitucionalmente de direitos e deveres e no/para o exercício consciente de sua cidadania. Os resultados ainda apresentam como esse cidadão, aluno da EJA, é percebido pelos sujeitos que estão mediando o processo de (re)integração deles à comunidade acadêmica e ao mundo do trabalho. 

 


Agência de fomento:
Capes