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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Metodologias ativas no ensino superior: benefícios, falhas e impedimentos no processo de implementação

Autores:
Laura Dourado Loula Régis (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Camilla Maria Martins Dutra (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande)

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo geral descrever os resultados da implementação das metodologias ativas no âmbito da graduação em Letras da Universidade Federal de Campina Grande. De modo mais específico, são analisados os procedimentos didáticos, seus benefícios, falhas e inconvenientes na implementação dessas metodologias no processo de ensino-aprendizagem. A proposta das metodologias ativas reflete, de algum modo, as contribuições das abordagens teóricas da aprendizagem (Dewey, 1950; FREIRE, 1996; AUSUBEL et al. 1980; ROGERS, 1973, PIAGET, 2006; VYGOTSKY, 1998; WALLON, 1995), recuperadas, direta ou indiretamente, na literatura que constitui a base teórica desse trabalho (BERGMANN e SAMS (2012, 2018); BACICH, L..; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M., (2015); BACICH, L..; MORAN, J. (2018). Os resultados apontam, positivamente, para um aumento da autonomia do aluno, do dinamismo e da motivação nas aulas, do trabalho cooperativo, bem como a ampliação do repertório das estratégias metodológicas do graduando, por empirismo; negativamente, identificamos a ausência de infraestrutura mínima para implementação das metodologias ativas, a resistência de alguns alunos na participação de atividades colaborativas, a improdutividade de algumas implementações em razão da ausência de leitura prévia dos textos-base definidos para os encontros. De modo mais restrito, o trabalho permite a reflexão acerca das possíveis reconfigurações na implementação das metodologias ativas em virtude dos resultados obtidos. De modo mais amplo, permite a discussão em torno da urgência de adoção de novas estratégias metodológicas na formação inicial, com observação e participação efetiva dos graduandos no processo de implementação.