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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Jogos e apps para promoção da aprendizagem de Língua Portuguesa: busca, avaliação e uso

Autores:
Tatiana Melbe da Costa (IFPB - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA)

Resumo:

Este artigo foi elaborado com base na necessidade de filtrar os softwares e aplicativos a serem utilizados no sistema educacional, tendo em vista o vasto campo de conteúdo que a web oferece e que muitas vezes não condiz com os objetivos pretendidos. O trabalho tem como objetivo avaliar o uso de jogos educativos para o ensino de Língua Portuguesa através das técnicas descritas pelo Questionário de Oliveira (2001) que buscam avaliar os softwares a serem utilizado pelo professor ou pesquisadores como ferramenta que colabore com o ensino e aprendizagem de forma interativa. Alguns autores foram citados para dar suporte ao tema abordado, dentre os quais Tavares (2017), Bertoldi (1999) e Rodriguês (2014), esses autores desenvolveram trabalhos que relatam as possibilidades de avaliar softwares através de ferramentas disponíveis na web, destacam a avaliação dos softwares como ferramenta que mede a qualidade do aplicativo e as diversas formas de avaliar com base em critérios diversos. Para a metodologia foram selecionados três jogos educativos por meio do aplicativo play store do celular e realizada a avaliação com base em critérios de apresentação, usabilidade e conteúdo do software. Através da avaliação dos jogos educacionais foi possível constatar que apenas um dos jogos se adéqua ao objetivo do trabalho e apresenta de acordo com os critérios avaliados possibilidade de ser inserido no currículo escolar, além disso, o sistema utilizado para avaliação dos softwares pode ser utilizado por pesquisadores e público em geral por apresentar de forma concisa os resultados buscados.


Agência de fomento:
CAPES