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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Multiculturalismo no espaço escolar: Superação, respeito as diferenças sociais, culturais e étnicas.

Autores:
Neidja Virginia Felix de Santana da Silva (UNIR - Universidade Federal de Rondonia) ; Carlos Eduardo do Vale Ortiz (UNIR - Universidade Federal de Rondonia) ; Rita Ferreira Maciel (UNIR - Universidade Federal de Rondonia)

Resumo:

O Brasil em sua constituição histórica e social, possui diversos marcos, que vão desde o processo de colonização até intensos fluxos migratórios, que dentro de uma perspectiva teórica, faz com que a nação seja essencialmente multicultural. Ademais, tal fenômeno tem contribuição na dinâmica da esfera política, econômica, social e educacional em um âmbito geral. Sob o mesmo ponto de vista, e no que compete a educação, os produtos de tal fenômeno são os responsáveis por disseminar ideias ao que seria a diversidade cultural e outros elementos análogos, como a interculturalidade e o hibridismo cultural que fazem parte do contexto em questão. Em contrapartida, viu-se a necessidade de abordar tal temática, visto que, elementos cartesianos que permeiam há tempos as estruturas sociais, pregam a ideia de uma monocultura. Desse modo, o objetivo do escrito, é demonstrar a relevância do ensino do multiculturalismo critico no ambiente escolar, sendo esse aquele que é avesso as ações sexistas, homofobicas, racistas e afins. Trabalhando com as múltiplas culturas, propõe um ajustamento de metodologias e aspira uma nova ótica sobre o que é diverso. Outrossim, tem como proposta abordar o universo escolar e discutir as diferenças numa abordagem pluriétnica e multicultural. Para alcançar esse objetivo, será empregado o método etnográfico, sob o viés dos teóricos: Laraia (2001), Hall (2006), Canclini (2012), Bhabha (1949), Bauman (2000), Santomé (1995) e Mclaren (2007). Os resultados parciais tendem a mostrar que ainda há barreiras ideológicas no campo educacional no que compete ao ensino do diverso, contudo, a abordagem do multiculturalismo em sala de aula, poderá promover uma sensibilidade para a pluralidade.