Meio Ambiente nas propagandas: um estudo multimodal | Autores: Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade (USP - Universidade de São Paulo) ; Célia Regina Araes (USP - Universidade de São Paulo) ; Lucimar Regina Santana Rodrigues (USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo: Esta comunicação pretende apresentar pressupostos teóricos da multimodalidade e da análise crítica do discurso, procurando aplicar em texto de propaganda veiculada em revista do início dos anos 2000, da Samarco, mostrando sua preocupação com a preservação do meio ambiente, empresa que, em 2015, foi responsável pelo rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais. O objetivo é compreender as representações sociais e o discurso das indústrias articulado ao campo midiático e ao gênero propaganda. Para isso, serão levantadas as variáveis do contexto, as redes de escolhas lexicais e imagéticas e as abordagens discursivas relacionadas ao discurso da mídia nas propagandas de revistas impressas. A propaganda explora o universo dos desejos, construindo sentidos ao leitor por meio de sua linguagem persuasiva e os anunciantes aproveitam o ambiente propício e constroem seu discurso de persuasão, fazendo uso de argumentos de aproximação e identificação com o seu consumidor. Neste estudo serão utilizados os referenciais teóricos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989 e 1992), Gramática do Design Visual e suas categorias da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), entre outros. A análise tem como tema central a denúncia do discurso da indústria que passa a imagem de ecologicamente correta e está envolvida em uma das maiores tragédias humanas com destruição do meio ambiente do mundo, além de suas contribuições sociais, também serão adotados os pressupostos da Ecolínguística (Couto, 2009) para compreender os discursos em favor da vida contra dramas que poderiam ser evitados.
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