Poster
| AS CRENÇAS LINGUÍSTICAS DE ALUNOS PARTICIPANTES DE OFICINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PIBID/UFTM | Autores: Mateus de Oliveira Ribeiro (UFTM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO) |
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) encontra-se em sua terceira edição na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atuando em algumas escolas públicas da cidade de Uberaba/MG. O subprojeto Multidisciplinar, núcleo 01 de Língua Portuguesa, atua na Escola Estadual Professora Neide Oliveira Gomes (EEPNOG) e tem discutido com os alunos dessa escola, nas oficinas, a temática do Patrimônio Cultural, a fim de sensibilizar os alunos acerca da valorização da diversidade linguística. Embora tenhamos, no Brasil, avanços dos estudos linguísticos voltados ao ensino da língua portuguesa, ainda não conseguimos esse avanço nas escolas da Educação Básica, como aponta Faraco (2011). Assim, pretendemos demonstrar que os processos de variação linguística que são vivenciados em todas as esferas, atingindo os próprios alunos. Nesse sentido, temos como objetivo averiguar as crenças linguísticas dos alunos que participam, inicialmente, das oficinas do PIBID/UFTM, da EEPNOG, e após a participação, nas oficinas do PIBID/UFTM, verificar se elas se mantêm. Acreditamos que podemos contribuir e incentivar um ensino de língua sensível à cultura do aluno e à variação linguística, porém, é necessário, primeiramente, como apontam alguns linguistas (FARACO, 2008; CYRANKA,2008; entre outros), conhecer as crenças linguísticas desses alunos. A metodologia utilizada neste estudo será a quanti-qualitativa, uma vez que aplicamos dois questionários que avaliam as crenças dos alunos, a primeira aplicação antes das oficinas e outra no final do segundo semestre/2018, quantificando os dados obtidos e posteriormente avaliaremos sob a perspectiva qualitativa os resultados encontrados. Pretendemos, portanto, verificar o impacto das oficinas do PIBID/UFTM, na construção das crenças linguísticas dos alunos.
Agência de fomento: CAPES |
|