Linguística de Corpus e ensino de sintaxe: relato de experiência em um curso de licenciatura | Autores: Adila Beatriz Naud de Moura (UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS) |
Resumo: Esta comunicação tem por objetivo relatar o resultado de uma atividade investigativa realizada no Curso de Letras, com alunos da disciplina de Sintaxe I, terceiro semestre, em que se propôs o uso de recursos tecnológicos como um fator diferenciado para o ensino de Língua Portuguesa, em diálogo com questões relacionadas ao estudo das estruturas argumentais dos adjetivos. A partir dos estudos sintático-semânticos do Sintagma Nominal (SN), sabe-se que o adjetivo pode tanto anteceder o núcleo N como estar posposto a ele. Há, entretanto, uma questão já muito discutida, que diz respeito à ocorrência de categorias de adjetivos que assumem as posições previstas pela estrutura básica SA/SN/SA. Por exemplo, estudos realizados por Aluísio, Di Felippo e Pardo (2005) e Bertoldi (2007) discutem aspectos valenciais dos adjetivos e suas possibilidades de realização, considerando papéis temáticos, como agente e paciente. Utilizando-se o Sketch Engine como aporte tecnológico, propôs-se aos acadêmicos uma experiência de aprendizagem em que atuassem como investigadores e, a partir do manuseio de corpus, criassem metodologia de busca de ocorrências de pares de adjetivos, observando aspectos como frequência e campo semântico. O uso dos recursos considerou etapas de aproximação com a ferramenta, testagem de uso, escolha dos tipos de busca, seleção de adjetivos e comparação com resultados encontrados pelos pesquisadores referidos. Nesse processo, todos os alunos deveriam realizar novas buscas sobre as ocorrências do adjetivo esperto – ver Aluísio, Di Felippo e Pardo (2005) –, observar novas ocorrências e compará-las com os resultados obtidos pelos autores. Além disso, propor novos pares de adjetivos para análise, tais como gordo/obeso e lerdo/demorado. Nesse processo, os estudantes refletiram sobre as relações entre predicadores e argumentos, observaram os contextos discursivos das ocorrências e sistematizaram as recorrências presentes nos dados analisados, explorando a gramática de uma perspectiva científica e integrada.
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