DISCURSO PUBLICITÁRIO DA ITAIPAVA | Autores: Joyce Leite Marinho (UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO) |
Resumo: A presente comunicação é um recorte da minha dissertação de mestrado defendida no Programa De Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. Percebemos nos últimos anos a presença constante e explícita de estratégias discursivas apelativas e de exploração da sensualidade da mulher nas campanhas de publicidade de diferentes marcas de cerveja. A cerveja Itaipava ganhou reconhecimento no mercado em 2015 e, por isso, pesquisas com esse corpus são recentes. Assim, nossa pesquisa tem como objetivo examinar, em discursos publicitários da cerveja Itaipava, veiculados na mídia, a função dos interdiscursos, as cenografias, o papel dos mecanismos verbo-visuais e a imagem da mulher como objeto de consumo. Fundamentamo-nos da Análise do Discurso, em sua perspectiva enunciativo-discursiva, conforme Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2010, 2013, 2015), privilegiando as categorias de interdiscurso, gênero de discurso e cenas de enunciação. Segundo Maingueneau, o discurso publicitário não apresenta uma cenografia fixa, esse se organiza em função da interdiscursividade e está marcado por uma enunciação midiática que se organiza por práticas verbais e não verbais. Para análise, dividimos nosso corpus em três grupos, cada um composto por sete discursos publicitários midiáticos da cerveja Itaipava. A escolha de tais discursos justifica-se pela forma apelativa da estação mais calorosa do ano, personificada pela mulher, Verão. O resultado de nossas análises revela um discurso recheado de sensualismo e uma imagem de enunciador preocupado em ressaltar o corpo e a sensualidade da mulher, ao mesmo tempo em que, por meio de estratégias discursivas e com diferentes cenografias produz efeitos de sentido manipuladores, visando impulsionar o consumo de ambos: a bebida e a mulher.
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