Álcool na revista Superinteressante – estratégias textuais-discursivas adotadas pelo periódico na abordagem da substância | Autores: João Gabriel R. M. Padilha (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) |
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutiras estratégias textuais-discursivas empregadas no texto O álcool é a droga mais perigosa de todas?, da revista Superinteressante, e sua relação com a finalidade desse texto – enfatizar a maior periculosidade do consumo de álcool em relação a outras drogas – que orienta sua produção, pois implica escolhas estratégicas por parte do produtor do texto, e sua interpretação, pois o produtor tenciona uma interpretação pretendida. A Superinteressante faz Divulgação Científica Midiática; seu público tem em média 31 anos de idade, dentre os quais 96% discutem os temas abordados na revista com outras pessoas, segundo seu site. A partir desse perfil, o periódico emprega estratégias para abordar temas relacionados à ciência de maneira a legitimar seu discurso em termos de credibilidade, e satisfazer seus leitores, cujo perfil pode ser chamado de intelectivo (CHARAUDEAU, 2012): relativamente exigente, deseja compreender os fenômenos cientificamente relevantes; interessa-se por fontes de informação variadas, como pesquisas e opiniões especializadas. A metodologia empregada é a análise qualitativa a partir de um aparato textual-discursivo baseado na noção de Contrato de Comunicação Midiático (CHARAUDEAU, 2012), e proposição-enunciado (ADAM, 2011). Como resultado preliminar, é possível afirmar que o texto analisado cumpre sua finalidade através da mobilização de estratégias textuais-discursivas diversas, que começam pelo próprio título da publicação, que, através de um questionamento, convida à reflexão, se estendendo à riqueza de fontes de informação agenciadas pelo produtor do texto (médicos especialistas, historiador), estatísticas, apresentação e reformulação de conceitos (tecido adiposo, gordura), terminando com resposta positiva ao questionamento introdutório. Esta é parte de uma pesquisa de doutorado situada no âmbito da linguística Aplicada, e que investiga o tratamento dado ao álcool pela mídia online brasileira contrapondo esses dados ao que se sabe sobre o consumo da substância.
Agência de fomento: CAPES |
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