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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A construção da autoria através da recriação de contos maravilhosos

Autores:
Arly Cristina Bastos Silva (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo:

O pôster se propõe a apresentar parte dos resultados do projeto de intervenção “Eu, autor (a): a construção da autoria através da recriação de contos de fadas”, que foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS-UFBA. O objetivo principal do trabalho foi o de levar o educando a desenvolver habilidades em leitura e escrita através da recriação dos contos clássicos infantis ‘O patinho feio’ de Hans Christian Andersen, ‘Branca de Neve’ e ‘João e Maria’ dos irmãos Grimm; com vistas a contribuir para a formação de sujeitos autores, com base nos conceitos de Bruno Bettelheim (1980), Maria Tatar (2004), Nelly Novaes Coelho (2000), Magda Soares(2004), Ângela Kleiman (2007 e 2015),entre outros. Esse gênero mostrou-se pertinente, visto que além de favorecer o trabalho com a leitura, visando à produção textual, também colaborou com a formação/transformação dos valores dos educandos e com sua compreensão sobre si e o mundo. Assim, adotou-se como preocupação central trabalhar a escrita a partir da sua função social, partindo-se da realidade para a construção de textos condizentes com o contexto do escritor/leitor. Vale destacar, que a confecção dos textos não teve o objetivo de proporcionar que a escrita dos textos fosse interessante e de facultar que os textos produzidos fossem lidos por outras pessoas, tanto do contexto escolar como fora dele. Neste pôster são apresentados os resultados da leitura, interpretação e recriação do conto “João e Maria”, dos irmãos Grimm, com o qual procurou-se discutir o papel e as relações na família. A metodologia privilegiou as experiências pessoais e o contexto sócio-histórico dos alunos, de modo a considerar as motivações, anseios e reivindicações ativadas pelos mesmos no processo de produção textual. A recriação do conto mostrou-se uma atividade singular no processo de letramento literário, pois proporcionou o desenvolvimento do cidadão crítico, criativo e autônomo.