Formação Continuada: espaço potencializador para o compartilhamento dos saberes docentes | Autores: Cláudia Peres Barbosa Jorge (UEL - Universidade Estadual de Londrina) |
Resumo: A presente pesquisa pretende investigar como ocorre uma iniciativa de formação continuada de professores do Ensino Fundamental I com enfoque no letramento literário dos alunos. Mais especificamente, a pesquisa pretende caracterizar e analisar quais eventos de letramento constituem o curso acompanhado. O curso integra um projeto de formação de leitores promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, no qual os professores participantes são encarregados da mediação de leitura aos alunos da rede pública do município. Os dados serão gerados a partir de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa de orientação etnográfica (GARCEZ, 2015; SCHULZ, 2015), que apresenta em sua análise o contexto situado de uma proposta de formação continuada de professores, por meio de reuniões mensais. Para tanto, no primeiro momento, a discussão será conduzida a partir do referencial teórico dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2015), em especial os que focalizam o trabalho docente no que tange à perspectiva da Linguística Aplicada (KLEIMAN, 2007, 2005; TARDIF, 2013; VIANNA et.al., 2016). Sobre a formação de professores, no segundo momento, iremos analisar os eventos de letramento que ocorreram durante esses encontros, buscando refletir sobre a formação continuada como uma das fontes de saberes adquiridos e compartilhados pelos docentes. A partir das observações realizadas até o momento, entendemos que tais práticas de formação de professores podem se configurar como espaços potenciais para a reflexão do trabalho docente, apropriações culturais e de construção coletiva, desenvolvidas de acordo com a sua realidade de trabalho, assim instituindo sua representatividade profissional.
|
|