Gramática no Ensino Médio: análise de livros didáticos e proposta de interface com a enunciação | Autores: Priscila Brasil Gonçalves Lacerda (IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais) |
Resumo: Este trabalho insere-se no âmbito das reflexões desenvolvidas sobre o ensino de Língua Portuguesa na atualidade, mais especificamente do ensino de tópicos gramaticais no Ensino Médio e sua pretensa relação com a dimensão textual e interativa da língua preconizada pelos documentos oficiais, quais sejam: os PCN+ Ensino Médio a então proposta do BNCC. Nesse sentido, apoiados em uma perspectiva teórica que considera a interface entre materialidade linguística e enunciação – a sintaxe de bases enunciativas (DIAS, 2015; LACERDA, 2009, 2013; DALMASCHIO, 2008, 2013; PENA, 2015) e a semântica da enunciação (GUIMARÃES, 2002, 2018) –, efetuamos a análise de seis coleções didáticas de Língua Portuguesa do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 destinadas ao nível de ensino em foco, procurando averiguar se e como são associadas a gramática da língua e a sua dimensão interativa na abordagem dos fenômenos da transitividade e da adjunção verbais. Buscamos, portanto, encontrar pontos de contato entre a dimensão material e enunciativa da língua, haja vista que os documentos oficiais que regem o ensino de língua materna instruem que se paute no desenvolvimento de indivíduos letrados, capazes de refletir sobre a língua/linguagem e aptos ao emprego da língua para a constituição de sentidos. A partir das análises, percebemos que ainda há um descompasso entre as orientações do PCN+ Ensino Médio e da BNCC e as práticas propostas pelas coleções didáticas. Ainda que haja um extensivo trabalho com a dimensão textual da língua, a gramática segue majoritariamente desconectada do enfoque interativo da língua, ou seja, desagregada da enunciação. Foram elaboradas, como proposta aplicada desta pesquisa, uma série piloto de sequências didáticas, promovendo um percurso de aproximação entre as dimensões material e enunciativa da língua, para serem testadas em turmas de primeiro e de terceiro anos do IFMG-Campus Ouro Preto, como uma abordagem diferenciada.
Agência de fomento: IFMG |
|