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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


EMERGÊNCIA, RELATIVIZAÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NACIONAIS EM INTERAÇÕES INTERCULTURAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores:
Glauber Heitor Sampaio (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:

Através da análise das ações e posicionamentos (DEPPERMANN, 2015; LANGENHOVE e HARRÉ, 1999) expressos nas interações e nas narrativas co-construídas pelos participantes no microcosmos da sala de aula, bem como a partir do modo como categorizam-se uns aos outros no movimento dessas interações (FITZGERALD, HOUSLEY e RINTEL, 2017; FITZGERALD e HOUSLEY 2015), esta comunicação tem o objetivo de promover uma reflexão acerca da comunicação intercultural em um contexto multicultural de ensino e aprendizagem de uma língua adicional. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e interpretativista, baseada na análise de dados empíricos gerados em uma turma de imersão de Português como Língua Adicional. Na finalidade de direcionar e embasar esta análise, foram utilizados os preceitos teóricos e metodológicos da Análise da Conversa (GARCEZ, 2008; SACKS, 1995; SCHEGLOFF, 1991, 2002; COULON, 1987; SACKS, SCHEGLOFF e JEFFERSON, 1974; GARFINKEL, 1967), o escopo teórico da Comunicação Intercultural (SORRELSS, 2013; PATEL, LI e SOOKNAMAN, 2011; RODRIGO, 2011; SPENSER-OATEY e FRANKLIN, 2009, SCHRÖDER, 2008, ŽEGARAC, 2008), bem como modelos de desenvolvimento para a sensibilidade cultural (BENNETT e BENNETT, 1993). A análise dos dados revelou que os estereótipos, embora emergidos num primeiro momento, são desconstruídos e relativizados através das reflexões propostas tanto pelo professor quanto pelos próprios alunos a partir das novas experiências vivenciadas na cultura anfitriã. Os resultados trazem implicações para a área de formação de professores, uma vez que proporcionam uma visão acerca da necessidade de repensarmos formas de aprofundar a formação intercultural do professor.


Agência de fomento:
FAPEMIG