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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A transgressão do gênero meme como incentivo à leitura de obras literárias: um estudo com alunos da EJA

Autores:
Fabiana Thais Pereira Pedraza (IFG - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia)

Resumo:

Este pôster tem como propósito apresentar o projeto de PIBITI “Memes na EJA: a transgressão do gênero meme como incentivo à leitura de obras literárias”, que está sendo realizado no contexto de ensino em nível médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Instituto Federal de Goiás. A pesquisa de cunho qualitativo visa associar o uso de meme como um recurso para o incentivo à leitura de obras literárias. Sendo o meme um gênero nascido nas plataformas virtuais, o projeto se sustenta em estudos que defendem o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como mais um recurso à disposição dos professores para transformar o modo de construção de conhecimento e em teorias que defendem a importância e ressaltam o papel da leitura e da literatura na sociedade (CARVALHO, 2016; CRYSTAL, 2001; FREIRE, 1990; LARA, 2009; PETIT, 2009; FERREIRA; CAMPOS; BARTHOLO; MARKENSON, 2014; MINHOTO; MEIRINHOS, 2012). Para tanto, o estudo propõe oficinas para leitura e discussão de três obras literárias com os estudantes de uma turma da EJA, em colaboração com o professor de português dessa turma. O foco central das oficinas é a produção de meme, como releitura/representação da obra na mídia digital, com o intuito de despertar, por meio do gênero literário meme, o interesse de outros discentes e usuários de mídia digital à leitura literária. Como resultado, este estudo salienta a importância da leitura de literatura para a formação social do sujeito, pensando em como as tecnologias, especificamente as redes sociais em associação com o desenvolvimento de memes digitais podem contribuir com a construção de conhecimento no contexto educacional de ensino médio para jovens e adultos.