Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO INSCRITA NA ARENA CURRICULAR BRASILEIRA: “O QUE QUER, O QUE PODE ESTA LÍNGUA?”

Autores:
Diego Pereira da Silva (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:

Neste trabalho, analisa-se os documentos oficiais de prescrição e mediação curricular estabelecidos e propostos para o Ensino Médio no Brasil, pelo Ministério da Educação, a partir da reorganização da educação nacional em fins da década de 90 – PCNEM (2000), PCN+ Ensino Médio (2002), OCNEM (2004), OCNEM (2006) e BNCC (2018) –, quanto à(s) perspectiva(s) de escolarização da literatura neles inscrita (se tradutora ou não do paradigma do letramento literário, articulado ao dos novos e multiletramentos, além do da compreensão intercultural da realidade) e sua relação com o projeto socioeducativo do país (se pensada ou não como resposta às necessidades, interesses e satisfações humanas reais); depreendendo os supostos desafios didático-pedagógicos e político-educacionais nela(s) implicados, ante sua configuração teórico-metodológica, aos professores responsáveis por essa atividade de ensino e de aprendizagem. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa documental (especializada e não genérica), devido ao escopo da investigação, que visa ao exame dos documentos anteriormente elencados, em busca de seu conteúdo, da alteração desse conteúdo ao longo do tempo e dos valores manifestados em sua mudança; e, à análise de conteúdo, sob a vertente temático-categorial, com a  manipulação temático-formal do conteúdo presente em determinados enunciados (unidades de registro), devidamente inscritos em suas atmosferas discursivas (unidades de contexto), a partir de indicadores de inferência capazes de elucidar os significados, e os sentidos, manifestos, além de latentes, em cada um deles, sob uma concepção dinâmica e crítica da linguagem.