ESTUDO GEOLINGUÍSTICO DO FALAR IÇAENSE: UMA ANÁLISE LEXICAL COMPARATIVA | Autores: Alessandra de Souza Vasconcelos (UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma comparação do léxico no falar dos içaenses que vivem em Santo Antônio do Içá e dos que residem há mais de 20 anos em Manaus. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teóricos-metodológicos da Dialetologia (Thun, 1989) que tem como método de investigação científica a geografia linguística, terá ainda o suporte da teoria da Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008 [1972]). Com o procedimento metodológico de cunho dialetal o estudo fundamenta-se por um tripé: o primeiro é sobre a rede de pontos em que determina a área a ser pesquisada, assim os municípios selecionados serão Santo Antônio do Içá e Manaus. O segundo é a escolha dos informantes, que na definição do universo da amostra serão moradores da zona urbana, agrupados pelas mesmas características sociais relevantes para a análise de fenômenos de variação e mudança linguística. A estratificação da amostra seguirá dimensões diatópicas (geográficas), diageracional (idade) e diassexual (gênero). Em cada ponto de inquérito serão escolhidos 6 informantes seguindo os critérios do Atlas Linguístico do Amazonas - ALAM (Cruz, 2004), sendo 03 homens e 03 mulheres nativos de Santo Antônio do Içá, divididos em 03 faixas etárias: a primeira de 18 a 35 anos, a segunda de 36 a 55 anos e a terceira de 56 anos em diante não escolarizados ou que tenham feito até o fundamental II. O último tripé é a coleta de dados que será feita através da entrevista direcionada, na qual será utilizada a técnica de aplicação de questionários semânticos – lexicais feitos por perguntas indiretas seguindo campos semânticos: (I) Meio Físico; (II) Meio Biótico e (III) Meio Antrópico que permitirá fazer a comparação dos dados para em seguida mapear as variantes mais produtivas objetivando a elaboração de cartas linguísticas e contribuir no conhecimento do dialeto içaense.
Agência de fomento: Fapeam |
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