Das possibilidades de se ouvir um quadrado: a audiodescrição nos poemas visuais | Autores: Marcia de Oliveira Gomes (IBC - Instituto Benjamin Constant) |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem do gênero poema visual para alunos com perda parcial ou total da visão do ensino fundamental. Com base nos estudos de Araújo (2008) e Motta & Romeu Filho (2010), compreende-se a Audiodescrição (AD) como uma modalidade da Tradução Audiovisual Acessível, que transmuta o signo não verbal em verbal, propiciando a pessoas com deficiência visual acesso a produtos de cunho imagético das diversas esferas socioculturais. Desse modo, para construir a sequência didática (SCHNEUWLY & DOLZ, 2004), conjunto de atividades elaboradas para a apreensão de um gênero textual, audiodescrevemos poemas visuais, selecionados dos compêndios da literatura brasileira, utilizando uma linguagem literária, de modo a preservar a estética do texto. Após a produção do material, o mesmo foi testado por um consultor cego a fim de se garantir a qualidade da audiodescrição. Percebeu-se nesse processo que o tom literário da AD, advindo da seleção lexical, construções metafóricas e arranjos sonoros ou sintáticos, foi fundamental para recriar a experiência poética no contexto didático. Com essa proposta buscou-se demonstrar uma, entre tantas possibilidades, de se trabalhar gêneros visuais nas aulas de língua portuguesa com alunos cegos e com baixa visão em uma perspectiva inclusiva.
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