Poster
| POLISSEMIA DOS VERBOS “DAR”, “LEVAR” E “PEGAR” | Autores: Poliana Coutinho Campos da Silveira (IFTO - Instituto Federal de Educação do Tocantins - Campus Palmas) |
Resumo: O presente trabalho tem como proposta o estudo da polissemia na língua portuguesa usada no Brasil, principalmente, na região central. Tem como objetivos descrever, analisar e interpretar a ocorrência da polissemia nos verbos dar, levar e pegar. Nesse sentido, adotou-se como suporte as abordagens teóricas da Semântica de acordo com Cançado (2008) e Guiraud (1986) que tratam da polissemia, assim como foi estudada a origem da significação e do sentido das palavras. Quanto à metodologia, adotou-se a pesquisa qualitativa, uma vez que trata de intepretação de dados, de cunho bibliográfico, pois se utilizou de materiais impressos tais como livros, artigos e outros. Os dados foram gerados por meio da pesquisa e análise conceitual e comparativa desses verbos em três dicionários: Aurélio (2010), Houaiss (2001) e Saraiva (2010), utilizando-se de exemplos dos próprios dicionários. Do total de definições referentes aos verbos dar, levar e pegar foram analisadas, respectivamente, 17, 23 e 19 conceitos. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que os verbos são polissêmicos porque, apesar das pluralidades de sentido entre eles, há um resgate do sentido inicial que, por sua vez, é produzido utilizando-se como referenciação o sentido contextual, pois há sempre uma conexão com o sentido base da palavra, ou seja, a ideia origem é sempre retomada, apesar da sua utilização em diferentes contextos.
|
|