O ensino de Literatura e a produção textual: pensando as questões de gênero e raça na escola. | Autores: Joyce Rangel Cerillo (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) |
Resumo: O ensino de literatura e suas relações com o conceito de leitura trabalhado na Educação Básica detém suma importância, pois é por meio da leitura e da compreensão de textos que conseguimos compreender as relações sociais e culturais que nos sustentam enquanto cidadãos. O objetivo geral da pesquisa é o de investigar como o ensino de literatura no Ensino Médio, considerando as questões de gênero e raça e as interseccionalidades entre ambos, contribui para a formação de aluno-leitor-escritor de textos literários. A pesquisa será desenvolvida a partir da análise das obras Água Salobra (2017), da escritora Bernadette Lyra e Contos de Vista (2004), da escritora Elisa Lucinda, cujas obras não constituem o cânone literário, concomitantemente a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos níveis de ensino, identificando as representações contemporâneas sobre o feminino, espaços e identidades. Como aparato teórico utilizaremos os autores Antônio Cândido (2011), Marisa Lajolo (2001), Ermani Terra (2018), os quais tratam da temática da literatura e da produção textual; Bell Hocks (2013), Angela Davis (2016), abordam em seus livros a temática de gênero, raça e a escrita feminina na literatura. A pesquisa se dará por meio da metodologia de pesquisa participante, de cunho qualitativo. Desenvolveremos oficinas de leitura literária de escrita criativa em uma Escola Estadual de Ensino Médio em Conceição da Barra, cidade situada no norte do Espírito Santo, considerando que os alunos irão produzir contos com base nos conhecimentos adquiridos nas oficinas a respeito da literatura feminina, questões de raça, questões da memória, com o intuito de provocar nos alunos um senso crítico a respeito dos temas tratados nas oficinas e principalmente de formar alunos leitores-escritores críticos e criativos.
|
|