Literatura Digital e ensino: reflexões teóricas, propostas didáticas | Autores: Keilla Conceição Petrin Grande (CEFET/MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) |
Resumo: À medida que novos recursos tecnológicos são incorporados ao nosso cotidiano, é modificada nossa relação com o mundo que nos cerca, seja no âmbito profissional, social, acadêmico e/ou interpessoal. Na contemporaneidade, essas mudanças estão ancoradas, sobretudo, no ciberespaço. Diante desse cenário, este trabalho propõe-se a investigar se e como a literatura digital – aqui entendida como aquela produzida a partir de recursos hipermídias – pode ser utilizada nas aulas de Literatura do Ensino Médio. Para tanto, a pesquisa, que encontra-se em desenvolvimento, abrange dois momentos: primeiramente, foi realizada uma pesquisa e seleção de textos literários produzidos no ambiente digital; assim, escolheram-se os trabalhos de André Vallias, Sérgio Capparelli, Paulo Aquarone, e Rui Torres. Para seleção desses textos, usou-se como referencial teórico os trabalhos de Pedro Barbosa, Alckmar Luiz dos Santos, Jorge Luiz Antonio e E.M.de Melo Castro. Uma segunda etapa consiste em colocar alunos do Ensino Médio em contato com as obras selecionadas e, posteriormente, aplicar um questionário que averigue a aceitabilidade, o interesse, a recepção dos discentes frente a esse tipo de produção e, assim, ponderar até que ponto a Literatura Digital pode constituir-se como recurso didático para o ensino da Literatura e para a formação do leitor literário. Para essa reflexão, estabeleceremos diálogo com os trabalhos de Carla Coscarelli, Rildo Cosson e Vera Maria Tistizmann Silva. Espera-se, ao final da pesquisa, demonstrar as possíveis perspectivas que a Literatura Digital lança no campo do ensino-aprendizagem e como incorporá-la à prática pedagógica.
|
|