Experiências de ensino e aprendizagem: Seminário de Pesquisa em Literatura | Autores: Gyzely Suely Lima (IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro) |
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma experiência de ensino e aprendizagem de literatura vivenciada durante as aulas de Português nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Fundamentamos teoricamente nosso estudo nas considerações de Benedito Antunes (2015) que apresenta a discussão sobre a crise da literatura, em que a leitura literária não seria capaz de competir com as variadas formas de comunicação audiovisual, ressaltando o papel da escola na difusão da literatura no contexto histórico-social contemporâneo. Nesse sentido, Antunes (2015, p.3) defende a tese de que “a literatura pode constituir um campo privilegiado para apontar novas perspectivas para a educação geral”. Nessa perspectiva teórica que concebemos a relevância de desenvolver projetos de ensino relacionados à literatura no ambiente escolar e que analisamos a experiência vivida durante o Seminário de Pesquisa em Literatura desenvolvido pelos estudantes do 2º ano dos cursos técnicos de Administração e de Computação Gráfica integrados ao ensino médio. Destacamos que o Seminário de Pesquisa em Literatura das obras em questão promoveu a oportunidade de se discutir poeticamente temas duros da nossa realidade: conflitos civis, desastres causados pela guerra, a violência doméstica, a depressão, dentre outros. É urgente criarmos espaço para vivenciarmos experiências literárias. É importante ressaltar que dentre os resultados alcançados: o engajamento no estudo de textos literários e a perspectiva de interdisciplinaridade e integração curricular.
|
|