Poster
| O papel de estudantes na Educação tecnológica para a construção de materiais didáticos nas aulas de PL2E/PLA: uma demanda em andamento | Autores: Natália Krause (IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Gaspar) |
Resumo: No presente cenário, o Brasil caracteriza-se por ser um dos destinos mais procurados pelos povos carentes por refúgio. A procura mais acentuada nos últimos quatro anos foi da população haitiana que, em sua maioria, almeja novas oportunidades de emprego e a captação de renda para a subsistência familiar. A necessidade por refúgio deu-se principalmente após o terremoto que atingiu o Haiti em janeiro de 2010. O processo de crescimento econômico pelo qual o Brasil vinha passando dentre as últimas décadas junto à consolidação da democracia corroboraram para o grande interesse quanto ao refúgio em nosso país. Dados de 2014 do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) houve uma grande procura por parte dos imigrantes em pedidos de refúgio para a Região Sul (35%), seguida pelo Sudeste (31%), Norte (25%) Centro-Oeste (7%) e o Nordeste (1%). Devido à procura acentuada destes indivíduos por refúgio no Brasil, faz-se extremamente necessário a oferta da língua aos imigrantes haitianos, juntamente a inserção quanto aos usos linguísticos utilizados no país. O presente trabalho tem como objetivos: i) compreender o processo de ensino-aprendizagem dos estrangeiros na cidade de Blumenau-SC; ii) produzir materiais didáticos, dentre estes: vídeos, panfletos e cartilhas voltados à linguística para o público alvo da pesquisa, a fim de facilitar o aprendizado da língua. A compreensão do processo de ensino terá o auxílio de uma pesquisa de campo, juntamente com a entrega de questionários realizados nos cursos FIC de português (promovidos pelo Instituto Federal de Santa Catarina) para a população estrangeira domiciliada nas cidades de Blumenau-SC e Gaspar-SC. O auxílio aos imigrantes quanto à compreensão linguística é um aspecto primordial no processo de adaptação migratória seguida da inserção social destes indivíduos no contexto atual.
|
|