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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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COMUNICAÇÃO DO GROTESCO: O VERNACULAR NA MÍDIA TELEVISIVA

Autores:
Luis Henrique Guimbal de Aquino Vieira Gomes (UNAMA - Universidade da Amazônia)

Resumo:

O presente trabalho busca identificar as características da tipografia vernacular nas marcas de produções televisivas. Novelas e séries como “Entre Irmãs”, “Cidade dos Homens” e “Velho Chico” veiculadas pela Tv Globo, se apropriaram do vernacular como tática para atrair o interesse do espectador em processos de projeção, identificação e empatia em relação ao seu repertório visual. Para André Muniz o grotesco é um signo excepcional, um signo do outro. Quanto mais elementos culturais familiares ao espectador maior será sua penetração enquanto mensagem. Como embasamento teórico são utilizados os estudos de Farias (2013), Finizola (2010), Martins (2008) a respeito de tipografia vernacular urbana e digital. Além desses teóricos, o enfoque da pesquisa discute a configuração do grotescom conforme enfatiza Kayser (2009) e Sodré (1972, 2014) e os aspectos relacionados à condição pós-moderna presentes em Harvey (2013). A metodologia da pesquisa contou com levantamento bibliográfico, além de seleção de peças presentes na mídia televisiva. Como resultados preliminares, pode-se dizer que a tevê produz uma verdadeira iconosfera que reproduz uma espécie de denominador comum que objetiva o máximo de aceitação da audiência. A representação de signos da cultura popular em meio televisivo explora os aspectos de comunicação e identidade que constituem o fenômeno da Circularidade Cultural.