GÊNERO EMERGENTE PROVA OBJETIVA: ANÁLISE DA “AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP/SP)”
| Autores: Elisângela Candida da Rocha Silva (UFMS - Universidade Federal do mato Grosso do Sul) |
Resumo: A presente comunicação tem como meta mostrar que a prova objetiva é um gênero textual e como tal necessita de estratégias de leitura específicas para sua resolução. Por meio de uma pesquisa-ação realizada com um Sétimo Ano de uma Escola Estadual, do Município de Itapura (SP), aplicou-se uma Sequência Didática (SD), na qual se considerou a dificuldade de os alunos obterem êxito em determinadas habilidades exigidas na Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP/SP). Desse modo, essa pesquisa verifica quais são as habilidades mais cobradas nessa prova, com o intuito de identificar e descrever quais são as dificuldades encontradas pelos alunos nesse tipo de prova. E, a partir disso, desenvolve uma Sequência Didática (SD), com fins de fornecer subsídios para a resolução das questões da prova objetiva gênero emergente. A pesquisa ancora-se nos estudos de Gênero Textual e Discursivo – Bakhtin (2003), e Rojo (2005); Gênero Emergente – Marcuschi (2011), Dionísio (2011); nos estudos sobre leitura de Kleiman (1989b, 1999a); e Estratégias de Leitura – Solé (1998). A priori, a SD possibilitou ao educando perceber que, com a utilização de estratégias, é possível planejar suas ações de modo geral, construindo sua interpretação para o texto de forma autônoma, utilizando pistas que direcionem a uma melhor compreensão dos textos-base, já que, como gênero emergente, a prova objetiva apresenta características singulares não contempladas em outros gêneros.
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