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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Interação Assíncrona em AVA: Um estudo de caso sobre textualidade e argumentação

Autores:
Francine de Souza Andrade (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo:
As plataformas de ensino e correções da redação do ENEM estão sendo uma ferramenta para o ensino da escrita. Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio têm contratado esses ambientes virtuais como curso preparatório para a parte discursiva da prova. A pesquisa, em progresso, orientada pela Profª Drª Vera Menezes (UFMG), além de promover uma reflexão sobre os critérios exigidos na redação do ENEM, pretende contribuir para a formação de professores de língua portuguesa especificamente nas avaliações da escrita, buscando observar a proposta textual-interativa de Ruiz (2010) e a noção sobre o erro de Figueiredo (2015). Teorias da Linguística Textual, como Costa Val (1999), Antunes (2009, 2010), Koch e Elias (2006, 2016), e as teorias dos estudos da argumentação, como Platin (2010) e Fiorin (2016), servirão como base para a análise da construção do gênero argumentativo feito pelos alunos nas redações. Os resultados parciais mostram que os professores corretores da plataforma IMAGINIE acreditam que a competência 2 - compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa - é a mais importante dentre as cinco competências avaliadas no exame, isso por ser uma competência que pode zerar a redação do participante que foge do tema ou o discute de maneira tangencial. Porém, se o objetivo principal do participante é alcançar uma nota capaz de abrir as portas do ensino superior, a competência que demonstra mais importância é a competência 3 - selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – característica da argumentação. Os dados obtidos apontam para a importância de um bom feedback, dado ao aluno com comentários deixados nas redações a partir da plataforma online, sendo uma interação assíncrona e transformadora.


Agência de fomento:
CNPq