Poster
| Argumentação em foco | Autores: Elis Betânia Guedes da Costa (IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte) ; Kéfora Janaína de Medeiros (IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte) |
Resumo: O presente estudo resulta de uma experiência como coordenadoras de um projeto de extensão, clube de argumentação, realizado no IFRN - Câmpus Ceará-Mirim, nos turnos matutino e vespertino. Tal projeto tinha como objetivo principal estimular os discentes e alunos da comunidade a conhecer um pouco mais esse universo argumentativo e exercitar tal habilidade tanto na linguagem oral ( através de debates), como na escrita ( com leitura e produção de textos argumentativos, com ênfase no artigo de opinião). Para concretizar nosso objetivo de aprimorar a argumentação dos estudantes utilizamos de encontros mensais que consistem em situações de prática argumentativa, outrossim, dos esclarecimentos linguísticos sobre os temas propostos. Essa atividade acontece no laboratório de Língua Portuguesa e é realizado e orientado pela equipe de tutores e professores da disciplina. Para realizarmos fundamentamo- nos em estudos de vários autores, dentre eles: Adam (2008), Antunes (2005), Koch (2008) e Marcuschi (1992). Através dos nossos encontros alcançamos uma melhora nas articulações argumentativas refletidas nas atividades de discussões e reconhecimento por parte dos participantes que podemos comprovar pela anaálise de questionários aplicados assim como os textos escritos produzidos pelos alunos. Além desses documentos também utilizaremos como base os diários de bordo produzidos pelos tutores da disciplina Língua Portuguesa.
|
|