Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A MITOLOGIA E A JORNADA DO HERÓI NO FILME HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Autores:
Katy Fernanda de Souza Silva (FAVENI - Faculdade Venda Nova do Imigrante) ; Patrícia Cristina de Oliveira Duarte (UENP - UENP) ; Lucas Fernandes de Lima Franco (UENP - UENP)

Resumo:

A série Harry Potter conquistou grandes proporções de vendas e número de leitores, desde o lançamento de seu primeiro exemplar, obtendo da mesma forma êxito na bilheteria de cinemas do mundo todo. Em decorrência desse sucesso, a obra de J. K. Rowling conseguiu permear também o cenário escolar e acadêmico. Neste sentido, este trabalho tem o intuito de apresentar um encaminhamento didático para abordar e exemplificar a jornada da personagem herói estabelecida por Joseph Campbell, em sua obra O Herói de Mil Faces (1949), na história do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal(2001), de J.K. Rowling. Campbell delineia um percurso padrão para a construção da personagem, o mito do herói, o qual pode ser observado por meio da análise e comparação de ambas as obras, permitindo, assim, a identificação e personificação do mito do herói, ou “monomito”, na personagem do jovem bruxo. Para o estudo e contextualização da obra utilizou-se como aporte teórico a tese de Campbell e a análise dos passos ou trajetória de Harry, bem como o conceito de literatura fantástica de Tzvetan Todorov (1980). Subsequente à análise, elaborou-se uma proposta de transposição didática via Plano de Trabalho Docente (GASPARIN, 2009), para o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal(2001), de J.K. Rowling. Tal proposta tem por finalidade a criação de uma página no Facebook voltada para o público da saga.