Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


UM ENSINO DE TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS: UMA PROPOSTA DE AUTONOMIA

Autores:
João Paulo Bulhões E Mattos (UERJ FFP - Universidade estadual do Rio de Janeiro)

Resumo:

O presente trabalho objetiva estimular a percepção dos alunos para a valorização do conteúdo informacional, bem como aproveitar a natural curiosidade e iniciativa dos alunos em relação à internet para centrar o ensino de língua portuguesa nesta prática social e, consequentemente,despertar a criticidade quanto ao dos diversos tipos textuais presentes nas inúmeras narrativas digitais que os alunos utilizam (o Facebook, o Twitter, e o blog). Usa-se o viés dialogismo bahktiniano dentro de gêneros discursivos para discutir a produção dos alunos no ambiente virtual. Assim, objetivamos promover a autonomia no ensino e aprendizagem  dos alunos no processo de pesquisa das atividades  e trabalhar com  a perspectiva colaborativa dentro do ambiente virtual (sala de aula virtual no google education) para que o estudante possa contribuir com a produção escrita da turma sobre determinado tópico, formando cidadãos críticos e conscientes das ferramentas que o meio digital dispõe. Será feito um estudo empírico, de natureza qualitativa de um corpus de narrativas digitais de cunho etnográfico  que vai analisar uma comunidade de prática de escola pública na cidade de Maricá, no segundo segmento do fundamental ll, na área metropolitana do Estado do Rio de Janeiro e dentro dos gêneros textuais estudados, conforme o currículo mínimo da cidade prevê para cada trimestre.