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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O que nos revelam os textos didáticos presentes na Coleção Viver, Aprender destinada à Educação de Jovens e Adultos?

Autores:
Sulanita Bandeira da Cruz Santos (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo:

 

Presença marcante nas políticas públicas, o livro didático tem sido objeto de estudo, de reflexões por parte de muitos pesquisadores. Neste sentido, a existência do Programa Nacional do Livro Didático tem corroborado significativamente para isto. Considerando esse contexto, nossa pesquisa tem como objeto de estudo os livros didáticos de português destinados à Educação de Jovens e Adultos do segundo segmento, que só a partir de 2011 foram contemplados com um programa de os avaliasse, o PNLD EJA.  Assim sendo, tomamos como foco de análise os textos dados a ler presentes na Coleção Viver, Aprender, com objetivo de investigarmos as práticas de leitura por ela evidenciadas. Como aporte teórico, tomamos como fundamento os pressupostos dos estudiosos da história da leitura. Como procedimento metodológico, inicialmente, fizemos um levantamento de todos os textos que compunham a referida coleção, em conformidade com a esfera de produção/circulação, o que nos permitiu perceber uma ênfase na presença de textos de cunho didático. Diante disso,  em seguida,  nos detivemos na análise destes textos,  o que nos permitiu perceber  que eles  se distinguiam por:  a) fazerem referência a  assuntos de ordem gramatical; b)   serem   os que contextualizavam e/ou davam orientação para a resolução de atividades propostas para qualquer que fossem os eixos de ensino da língua e, por fim, c)  serem  textos que se caracterizavam por analisar um dos textos inseridos em uma das unidades do livro e  sobre o qual incidiam  as atividades de leitura/compreensão.  Sendo assim, compreendemos está aí subjacente um protocolo de leitura que enfatiza a necessidade de munir teoricamente os docentes para o exercício das práticas de leitura dos textos dados a ler.