Neste trabalho, apresentamos a dinâmica de atividades de práticas de leitura e escrita, bem como experiências alcançadas, nas aulas de literatura em turmas do Ensino Médio, por meio do programa Residência Pedagógica da Capes. Trata-se de um programa que faz parte da Política Nacional de Formação de professores que busca promover a imersão de graduandos em licenciatura na educação básica. Como o viés do nosso trabalho de imersão é a leitura e a escrita, propomos apresentar atividades desenvolvidas em sala de aula e os resultados obtidos, tanto no âmbito da experiência enquanto graduando, quanto no tocante à significação dos estudantes ante o proposto. O nosso recorte para a apresentação no simpósio serão as obras trabalhadas em sala que envolveram a temática de classe social e gênero, que tiveram como objetivo despertar no aluno o pensamento crítico e propor reflexões capazes de ampliar a sua visão enquanto cidadão pertencente a uma sociedade cuja identidade é formada pela diversidade.
Nessa experiência, os estudantes escolhiam notícias atuais e, a cada início de aula, eram apresentadas três notícias, informações sobre o veículo de comunicação e opiniões sobre o assunto abordado, tanto por parte de quem apresentava, quanto de quem as assistia. Para uma análise mais aprofundada do trabalho, foi solicitado que os participantes respondessem a um questionário com opiniões sobre a proposta de trabalho e proposições de novas atividades que tivessem o mesmo objetivo.