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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LEITURA E ESCRITA COM REFUGIADOS E MIGRANTES: desafios e perspectivas de uma experiência em BH

Autores:
Sandra Maria Silva Cavalcante (PUC MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Resumo:

Este trabalho visa apresentar um relato, de natureza crítico-analística, da experiência do Projeto Ler (Leitura e Escrita de Refugiados e Migrantes). Esse consiste no desenvolvimento de oficinas de leitura e escrita, com jovens refugiados e migrantes, em reconhecida situação de vulnerabilidade social, moradores da região metropolitana de Belo Horizonte. As oficinas se definem pela prática contextualizada da leitura e da escrita de textos de natureza diversa, produzidos em língua portuguesa, de forma a atender concretos objetivos comunicativos dos participantes, mais precisamente, aqueles relativos à inserção social e cultural na cidade que os acolhe. Além disso, devem ser compreendidas como um espaço de aprendizagem coletiva e colaborativa para os participantes e os extensionistas em campo (estudantes e professores) que nelas, efetivamente, atuam. Nesse espaço, as práticas de leitura e de escrita são planejadas e realizadas com base nas experiências culturais, nas aptidões pessoais e nas demandas sociais, culturais e linguísticas daqueles que participam do projeto. No decorrer do processo, os participantes são convidados a realizar, em diferentes linguagens (verbal e não verbal), atividades que lhes permitam, entre outros tipos de textos, a produção de narrativas (auto)biográficas. O processo e resultado das atividades são documentados em diferentes mídias (manuscritos em papel, fotografia, áudio e vídeo). Como resultados, o desenvolvimento e a documentação sistemática constituem concreto objeto de aprendizagem para os participantes, e, simultaneamente, objeto de estudo. Esse objeto também se institui no âmbito de um projeto de pesquisa que investiga a indissociável relação entre linguagem, cognição e emoções focalizando a constituição identitária de jovens em situação de vulnerabilidade social. Na perspectiva social, o projeto associa-se a trabalhos acadêmico-científicos, realizados em importantes centros de produção do conhecimento nacionais e internacionais, que visam fortalecer a defesa dos Direitos Humanos e da Cultura da Paz no Brasil e no mundo.