Escrita acadêmica: entre a representação e a demanda | Autores: Rosimi Maria da Silva (PUC MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) |
Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso sobre o letramento acadêmico na graduação. O foco é a concepção de escrita acadêmica revelada por alunos de uma universidade pública do estado de Minas Gerais no curso da disciplina português instrumental. A discussão se pauta por três pontos principais: o que pensam sobre a escrita acadêmica? O que sabem sobre ela? O que acreditam fazer parte dela? Os aparatos teóricos norteadores deste estudo envolvem os conceitos de comunidade discursiva e de gênero textual com base no pensamento de Swales (1990, p. 8-10), cujo sentido engendra-se na necessidade de o estudante/pesquisador desenvolver um nível de competência suficiente para que compreenda o funcionamento do discurso acadêmico. Somada a isso, outra parte indispensável na composição da base teórica desta pesquisa são alguns aspectos das representações sobre os textos acadêmico-científicos levantados por Assis (2015). Como a pesquisadora bem evidencia, é fator de grande preocupação as dificuldades vivenciadas pelos estudantes que iniciam uma jornada na universidade. Com o intuito de promover resultados representativos e contribuir com o ensino da escrita no âmbito acadêmico, a aplicação de questionários e a observação participante foram eleitas ferramentas metodológicas. Os resultados parciais encaminham para o despertar do senso de pertença dos universitários à comunidade e ao processo de aquisição de habilidades que configuram essa inserção.
Agência de fomento: CAPES - SEE/MG - PMV |
|