Letramento acadêmico: vivenciando a prática de escrita de um artigo acadêmico na disciplina de Literatura infanto-juvenil | Autores: Denise Giarola Maia (IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais) |
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade relatar a experiência de uma prática de escrita de artigos acadêmicos, que vem sendo desenvolvida com os estudantes do quarto período do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Branco, nas aulas de literatura infanto-juvenil. A proposta dessa prática letrada surgiu da preocupação dos docentes do curso quanto às dificuldades de leitura e escrita enfrentadas e manifestadas por esses estudantes ao elaborarem um trabalho acadêmico para as disciplinas curriculares cursadas. Dentre as razões desse “insucesso”, podemos citar o fato de os estudantes de graduação não estarem familiarizados com as práticas e eventos de letramentos que norteiam a vida na universidade (MACHADO; LOUSADA, 2005; MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010). Assim, essa proposta de prática de escrita de artigos tem como objetivo principal proporcionar a esses estudantes a oportunidade de reconhecerem o gênero artigo acadêmico e de produzi-lo a partir de um trabalho de pesquisa e análise de obras de literatura infanto-juvenil brasileira contemporânea. Para isso, a turma foi dividida em grupos, sendo que cada um ficou responsável por pesquisar a vida e obra de um(a) escritor(a) representativo(a) dessa literatura e por selecionar um livro desse(a) autor(a) para a análise literária. Esta tem sido realizada a partir de textos teóricos trabalhados na disciplina, enquanto que, para a produção do artigo, semanalmente, é ministrada uma aula expositiva sobre uma seção específica do gênero artigo e postada uma tarefa na plataforma Edmodo, para que os grupos possam enviar o texto do artigo, referente à seção vista, e receber o feedback para a reescrita do mesmo. Como a atividade está em andamento, ainda não é possível mencionar resultados, mas a hipótese é que, com esse trabalho, realizado passo a passo, esse tipo de letramento se torne menos penoso para o estudante.
|
|