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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO BRASIL E EM PORTUGAL: ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS DE DUAS LICENCIATURAS EM LETRAS.

Autores:
Aline Maria Nicacio Costa (UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo:

Orientadora: Prof.Dra. Fernanda Dias de Los Rios Mendonça (UFAM)

 O presente trabalho surgiu a partir da experiência de mobilidade estudantil realizada no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais-PLI Portugal, da Capes, em que se encontram vinculadas tanto a docente, quanto a discente envolvidas e consiste numa pesquisa de iniciação científica iniciada em 2018 e vinculada à Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo geral da pesquisa consiste num estudo comparativo entre as Licenciaturas em Letras - Língua Portuguesa da própria UFAM e da Universidade de Coimbra (UC), com vistas a verificar consonâncias e divergências entre suas grades curriculares, focando, portanto, os fundamentos teórico-metodológicos e ideológicos contemplados nos respectivos Projetos Pedagógicos. Dessa forma, engendram o perfil do profissional de Letras a ser formado ao longo de cada graduação. Orientada por uma abordagem metodológica de base qualitativa, interpretativista e documental, desdobra-se a apreender o ideal de formação docente constituído em cada currículo.Por essa razão, subsidia-se em amparo teórico que coaduna com essa abordagem metodológica e com o objetivo proposto, utilizando-se dos conceitos fundamentais da linguística aplicada contemporânea e de estudiosos da educação que tratam do currículo e da sua relação com a ideologia, como Apple (2006), e com a cultura, como Sacristán (2000), além de ancorar-se na perspectiva da análise dialógica de Bakhtin (2010). Nessa diretriz, para alcançar o objetivo proposto, optou-se, primeiramente, por analisar os documentos oficiais que constituem a política educacional de cada país, atentando-se para o discurso empreendido nos currículos, bem como os pressupostos ideológicos atrelados a eles que fundamentam a estrutura formativa vigente para, em seguida, proceder à análise e à sistematização dos dados coletados. Os resultados parciais apontam a existência de modelos de formação distintas, mas que apresentam, em maior ou menor grau, uma perspectiva de formação docente ainda bastante arraigada à uma visão tradicional de ensino.


Agência de fomento:
FAPEAM